quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Jogador de Barra do Riacho faz sucesso no futebol europeu

Desde 2006 quando foi contratado pelo o time holandês BV Veendam, que disputa a segunda divisão do campeonato holandês, o jogador de Barra do Riacho Alair Cruz Vicente é dono absoluto da lateral esquerda com a camisa número 15 do clube.
(Alair Cruz Vicente)

Alair foi revelado no Esporte Clube Riachuelo, de Barra do Riacho - ES ainda menino. Foi quando aprovado na Desportiva–ES, passou a fazer o percurso Barra do Riacho à capital Vitória todos os dias para treinar levado pelo o seu pai Delair, que então era o motorista de uma grande empresa de transporte público.
(Alair é titular absoluto da lateral esquerdo do BV Veendam)

Alair logo se destacou, e ainda na equipe de juniores da Desportiva, foi negociado com o AZ da Holanda (que hoje disputa a primeira divisão do campeonato holandês e liga dos campeões).
Atualmente o seu time BV Veendam, faz uma campanha regular no campeonato holandês da segunda divisão, estando apenas na 13º posição com 17 pontos, enquanto o líder FC Zwolle lidera isoladamente com 43 pontos. O acesso para a 1º divisão é dado através do histórico de pontuação do time no ranking do campeonato.
(Rodada do campeonato holandes da 2º divisão)

Mas nem tudo são flores na vida de um jogador, e com Alair não é diferente. Exemplo é o vídeo abaixo, onde depois que o seu time BV Veendam consegue abrir três a um no placar, inclusive com a cobrança de escanteio de Alair, vem um acidente de trabalho ao marcar um gol contra fechando o placar.

Gol contra é uma raridade em sua carreira na Europa, mas acontece com todos os jogadores principalmente com aqueles que jogam no setor defensivo. Especificamente no BV Veendam Alair atua na lateral esquerda, porém em algumas partidas ele atua como meio de campo, posição ao qual ele foi revelado. O que a torcida do time holandês está acostumada a ver mesmo do lateral de Barra do Riacho não é gol contra, e sim gols salvadores como foi o caso do jogo abaixo onde marcou o único gol da vitória do Veendam.

Jogador que bate muito bem na bola com sua canhota, Alair é o cobrador oficial de faltas, escanteios e pênaltis do time holandês, característica logo percebida ainda na escolinha do Riachuelo em Barra do Riacho.
Outra característica que ele sempre teve é a sua forte chegada na marcação, o que sempre lhe rendeu e ainda rende alguns cartões amarelos e vermelhos, como nesse vídeo abaixo em um jogo difícil em que Alair abre o placar ao marcar de pênalti, e no final da partida para parar um contra-ataque, faz uma falta na entrada da área. Mesmo assim BV Veendam sai com a vitória.

Apesar do estádio do BV Veendam ter a capacidade máxima de 6.500 espectadores, não quer dizer que a estrutura do time seja ruim, pelo contrário o time é muito bem estruturado e organizado assim como o campeonato da segunda divisão holandesa. O Vídeo abaixo mostra muito bem isso, não tem legenda, mas dá para se ter uma idéia da organização do time.


O BV Veendam volta a campo agora só no dia 14 de janeiro para mais uma partida do campeonato holandês temporada 2010 – 2011. E o representante da simples Barra do Riacho no ES está confirmado para a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos na última semana